ATM é a articulação temporomandibular, uma estrutura que liga a mandíbula (queixo) ao o crânio (têmpora).

DTM é a abreviatura de disfunções temporomandibulares.

Como o próprio nome diz, as DTM são alterações funcionais nas articulações temporomandibulares (ATM), que comprometem a função mastigatória, a deglutição, e a fala.

Não existe uma causa comum a todas as disfunções de ATM.

Uma associação de fatores podem causar ou manter uma DTM, como má oclusão, bruxismo, desenvolvimento anormal das ATM, trauma, estresse, dentre outras.

Quando a articulação (ATM) não funciona direito, sons como estalidos (cliques) e crepitações (como se existisse areia nos ouvidos) são comuns.

Esses ruídos podem ser resultado da falta de coordenação do movimento da mandíbula com o osso do crânio, ou de uma alteração degenerativa dessas estruturas.

Em alguns casos, as articulações também podem não se movimentar direito, causando limitação na abertura da boca e dificuldades na mastigação de determinados alimentos.

Essas alterações da função mandibular podem se apresentar acompanhadas de dor em diversas regiões da face: cabeça, pescoço, ouvidos e boca.

A DTM não é uma causa primária de dores de cabeça, como enxaqueca, por exemplo, mas elas podem ser mais comuns em pessoas com a disfunção.

Provavelmente, você aperta seus dentes durante o sono, também conhecido popularmente como bruxismo.

Caso você também tenha dor na face (nas bochechas) ao abrir a boca, ou para escovar os dentes ao acordar, o apertamento certamente acontece enquanto você dorme.

O travamento em boca aberta, ou luxação da ATM, merece atenção especializada, principalmente quando é recorrente.

No momento do travamento, sugerimos manter a calma e procurar um especialista para realizar manobras que recuperam o movimento da boca.

Caso não seja possível ir ao dentista na hora, você pode minimizar a dor com bolsa de gelo.

Os estalidos das suas ATM, provavelmente, são resultados de uma alteração no funcionamento interno da sua articulação.

A sua queixa não foi resolvida porque apenas a movimentação dos dentes por ortodontia não restabelece a função normal da ATM.

Existem várias pesquisas científicas demonstrando que o tratamento ortodôntico, por si só, não causa DTM.

Entretanto, todo tratamento ortodôntico deve ser planejado cuidadosamente para assegurar a oclusão adequada dos dentes, o que favorece o bom funcionamento do aparelho mastigatório e garante que a disfunção não aconteça na ATM após o tratamento.

A ortodontia não é indicada como uma medida inicial do tratamento das DTM.

Em pacientes que apresentam problemas de oclusão, geralmente, a correção por ortodontia está indicada no segundo momento do protocolo de tratamento, depois de atingir a recuperação da função e o alívio da dor.

O cirurgião-dentista especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial é o profissional mais capacitado no diagnóstico e tratamento das DTM articulares ou musculares.

Se você apresenta dor nas articulações e/ou no rosto durante a mastigação, dificuldade ou algum ruído ao abrir ou movimentar a boca, você deve consultar um especialista.